sexta-feira, 27 de maio de 2011

FUTSAL FEMININO UM DESAFIO... UM INÍCIO PARA ALUNAS DO MONTEIRO LOBATO.

O futebol de salão feminino é recente, as equipes começaram a surgir a partir de 2003. A primeira liga brasileira foi criada em 2007 com apenas 8 equipes. Aqui em Curitiba no começo, por falta de atletas, as meninas jogavam junto com os homens, mas hoje o cenario é outro, só em Curitiba já existem cerca de 16 equipes femininas e a liga brasileira conta com 12 equipes profissionais.Tendo com estímulo a conquista do título mundial pela seleção brasileira, as atletas buscam qualquer tipo de auxilío para jogar, desde bolsa de estudo até mesmo vale transporte. O incentivo financeiro ainda é a principal barreira delas, porque força de vontade e dedicação elas tem de sobra. A maioria das jogadoras tem que se desdobrar entre treinos, estudos e trabalho. Durante uma das etapas da taça Curitiba a gente conversou com as meninas sobre como é ser jogadora de futsal hoje.
As jogadoras são trabalhadas com uma atenção diferente dos meninos, a própria condição física impõe um cuidado maior para evitar lesões. Jogar com a mesma bola da Liga Masculina, por exemplo, é uma preocupação, elas precisam ter uma postura diferente durante o jogo e um reforço muscular maior para trabalhar com o peso da bola. Elas enfrentam todas essas dificuldades com o trabalho que atende a condição feminina e com um olhar atencioso do técnico que precisa conhecer muito bem suas atletas.
No Moradias Monteiro Lobato 20 meninas participam dos treinos às terças, quintas e sextas feiras sob o comando da Professora de Educação Física Gisele L. Pereira. Para a Professora Gisele o objetivo principal é "treinar e aprender as regras do futsal, além da socialização dos alunos através do respeito". Vamos torcer para que em breve o futsal feminino venha colher bons frutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário