quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Aula de Química na prática


    Os alunos das 8ª série do ensino fundamental do Colégio Moradias Monteiro Lobato visualizaram as transformações químicas na prática. A primeira etapa foi realizada utilizando-se o conhecimento popular, através da pesquisa de receitas utilizadas pelos familiares dos alunos. A segunda etapa foi a arrecadação do material para a confecção do sabão. As receitas pesquisadas utilizam óleo vegetal usado, o que contribui também para o reaproveitamento de uma substância nociva quando descartada incorretamente.
   O processo foi supervisionado pela professora de Ciências, Mônyka Wanto Haacke, que enfatizou que a busca pelo conhecimento torna-se facilitada quando observadas na prática. Parte do material produzido foi repartido entre os alunos, e o restante foi doado para o colégio, e a eficiência do sabão foi aprovada pelas funcionárias da limpeza.
As receitas confeccionadas seguem a seguir:
SABÃO A BASE DE SABÃO EM PÓ
4 litros de óleos vegetal usado
2 litros água
½ copo (americano) de sabão em pó
1kg de soda caústica (NaOH)
10 mL de essência (opcional)
INSTRUÇÕES
Dissolver o sabão em pó em ½ litro de água quente. Dissolver a soda cáustica em 1 ½ litro de água quente. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo. Mexer por 20 mintos. Adicionar a essência. Despejar em formas. Desenformar quando endurecer e estivar seco.

SABÃO DE ÁLCOOL
1kg de soda cáustica (NaOH)
4 litros da álcool
2 litros de água morna
3 litros de óleo vegetal usado
INSTRUÇÕES
Dissolva a soda na água, misturar o óleo. Mexer continuamente até ficar homogêneo. Adicionar o álcool. Mexer até começar a ficar consistente. Despejar em forma. Deixar descançar por 48h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário